2023: Principais tendências de interface (UX/UI) que você precisa conhecer
- Leonardo Pachelle
- 1 de fev. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 10 de fev. de 2023
Ainda estamos bastante surpresos com a aquisição da Figma por US$ 20 bilhões pela Adobe enquanto exploramos as principais tendências de UX de interface do usuário para 2023.

É incrível que uma ferramenta de prototipagem colaborativa para a comunidade UI UX possa alcançar um preço tão alto. O UI/UX percorreu um longo caminho ao longo dos anos para se tornar um processo indispensável dentro das empresas.
Em 2023, as principais tendências de UX da interface do usuário incluem grande progresso em acessibilidade, realidade aumentada e processo de design. Confira!
01. Tamanho de fonte grande e experiência imersiva
Qual é a melhor maneira de capturar as principais tendências de interface do usuário para 2023 do que navegar pelos sites das principais marcas do mundo? Apple, Microsoft, Toyota, Tesla, McDonald's e Louis Vuitton são algumas das marcas mais valiosas do mundo este ano.
Olhando para seus sites, você pode observar uma tendência geral de uma página inicial que oferece uma experiência imersiva. Os sites são limpos e exibem apenas as informações e categorias mais importantes. Estas são as maiores empresas do mundo com vários segmentos de produtos, categorias e localizações geográficas, alguns de seus sites costumavam ser carregados com informações apenas um ano atrás.
Tamanhos de fonte grandes são usados. Não apenas H1 grande, mas também H2, H3 e texto grandes!
Se seus sites ainda estão sobrecarregados com informações e imagens irrelevantes, nunca é tarde para renová-los agora! Essa tendência de experiência imersiva, fontes grandes e imagens grandes certamente persistirá além de 2023.
02. Chega de rolagem parallax
Muitos sites acabarão lentamente com a rolagem parallax em 2023. Não está mais na moda e agora é um recurso desatualizado!
A rolagem parallax é um efeito visual em que o plano de fundo se move em uma velocidade diferente do primeiro plano usando CSS. Só é eficaz quando há muita informação e é preciso chamar a atenção do usuário para todas as informações.
A Apple costumava adotar a rolagem parallax extensivamente em sua página inicial, mas parou de fazê-lo com o lançamento da série iPhone 14 com o recurso Dynamic Island. Aprenda dicas sobre como projetar para a Ilha Dinâmica aqui.
03. Migração em massa do Adobe XD para o Figma
Muitos usuários da Adobe Creative Cloud preferem usar o Adobe XD em vez de outras ferramentas de prototipagem. Isso se deve em parte à sua semelhança com outros produtos da Adobe, daí a curva de aprendizado de baixo a zero.
No entanto, o que acontecerá depois da aquisição da Figma por US$ 20 bilhões pela Adobe? O Figma coexistirá com o Adobe XD?
Parece que Figma vai ficar. O cofundador e CEO da Figma, Dylan Field, anunciou em seu comunicado que a Figma continuará a operar de forma autônoma e continuará a melhorar o Figma Design e o FigJam. Além disso, a Figma definitivamente se beneficiará da tecnologia da Adobe em imagem digital, vídeo, vetor, 3D, IA, aprendizado de máquina, etc.
A Adobe também reconheceu a superioridade do Figma sobre o Adobe XD em prototipagem e como ferramenta de colaboração. Ele manterá o Adobe XD, mas reduzirá seu investimento, o que praticamente significa que o Adobe XD pode ser de fato eliminado no futuro.
Em 2023, espere ver a migração em massa dos usuários do Adobe XD para o Figma. E para os usuários do Figma, já que sua equipe de gerenciamento manterá sua autonomia, não há pressa em mudar para o Penpot, certo?
04. A acessibilidade torna-se um requisito legal
Todos os estados membros da União Europeia adotaram a Lei de Acessibilidade Europeia em lei este ano. Até 2025, as empresas aplicáveis dentro dos estados membros precisarão observar totalmente esse requisito legal.
O que vai mudar? Essas empresas precisarão adotar um conjunto de regras comuns sobre padrões de acessibilidade aplicáveis a uma ampla gama de produtos e serviços, desde computadores, sistemas operacionais, caixas eletrônicos, smartphones, serviços bancários e e-books até e-commerce.
Esta é uma ótima notícia, pois as pessoas com deficiência e os idosos podem finalmente desfrutar de produtos e serviços acessíveis sem barreiras.
Em 2023, mesmo que você não esteja na UE, você deve começar a aplicar padrões e diretrizes de acessibilidade em todos os seus produtos e serviços.
05. Criando valores por meio de pesquisa qualitativa de UX
A pesquisa qualitativa de UX fará um grande retorno em 2023!
Se você ainda está focando apenas na pesquisa quantitativa do usuário, é hora de complementar seu estudo com a pesquisa qualitativa. Nos últimos três anos, muitas equipes de pesquisa negligenciaram a pesquisa qualitativa de UX devido às restrições do COVID e também à relutância em retornar ao escritório. As instalações de espelho unidirecional têm sido severamente subutilizadas.
A boa notícia é que vimos uma tendência de aumento no uso de instalações espelhadas unidirecionais ou até mesmo planos para construir uma nova em 2023 nos EUA, na Europa e também na Ásia-Pacífico.
Quando o orçamento permitir, tente realizar pesquisas avaliativas de UX uma vez por semana e pesquisas generativas de UX uma vez por mês. Embora a pesquisa avaliativa seja importante para acompanhar o desempenho do seu produto e melhorar a experiência do usuário, a pesquisa generativa ajuda você a entender seus usuários e a capturar quaisquer mudanças no comportamento do consumidor. Ambos são essenciais para que seus produtos e serviços permaneçam relevantes.
Comments