top of page

Tendências de Design Gráfico para 2023

  • Foto do escritor: Leonardo Pachelle
    Leonardo Pachelle
  • 31 de mar. de 2023
  • 5 min de leitura

Vivemos em um mundo em constante evolução. Isso é especialmente verdadeiro considerando as rápidas mudanças tecnológicas e sociais pelas quais estamos passando. O branding e o design gráfico não estão imunes às transformações e tendências e tendem a coexistir com elas. Por isso, manter-se informado é a chave para se seguir sendo relevante para o seu público.


Portanto, se você deseja ficar à frente e ver quais tendências de design gráfico 2023 reservam, você veio ao lugar certo.


Gráficos em movimento (logotipos animados)


A única maneira de ter sucesso na crescente batalha pela atenção é se destacar. Assim, muitas empresas têm tentado encontrar a melhor maneira de aumentar o reconhecimento e a identidade de sua marca. Uma estratégia que os designers criaram foi adicionar dimensão a algo tão simples quanto o logotipo.


Um logotipo bem animado não é novidade, mas nesse ano, esperamos que ele se expanda ainda mais. É uma tendência importante porque dá a sensação de que a empresa está mais inovadora, atual e única. Também pode ser uma maneira de contar ao público uma história sobre si mesmo em questão de segundos. O icônico logotipo da Meta é um exemplo de animação, onde a empresa criou o novo símbolo como um loop constante que se transforma e assume significados variados dependendo do ponto de vista do espectador.


Um designer de movimento pode usar uma variedade de efeitos visuais para incrementar um logotipo estático, incluindo transformar o logotipo, girar o logotipo, animar elementos 3D do logotipo e muito mais.


Tipografia distorcida


Em geral, o objetivo de uma fonte é ser mais clara e legível possível, e geralmente isso acontece melhor quando o leitor nem percebe. Em contraste, as tendências em 2023 estão se tornando cada vez mais ligadas a fontes distorcidas que beiram a ilegibilidade total.


O uso de granulação, ruído e textura no design gráfico é ainda mais atraente, especialmente para o público da Geração Z. Quer se trate de letras amarradas em nós ou fontes com falhas, a tipografia distorcida dá um aspecto fora do comum à tipografia. Ao falar sobre fontes distorcidas, não há regras, pois você pode esticar, torcer, contornar ou esmagar a tipografia sem qualquer limite e ser experimental.




Este é um estilo popular para logotipos baseados em tipos para estúdios de tatuagem, cervejarias e pôsteres. O logotipo do TikTok é um ótimo exemplo do uso do efeito glitch aplicado ao sinal de nota musical, mostrando a vibração e o poder da música.


Retorno das fontes com serifa clássicas



As fontes serifadas, que tem suas origens no século XV, também retornam forte em 2023. Após anos de designs minimalistas, veremos um retorno a elementos de design mais tradicionais e clássicos.


As serifas estreitas vintage têm um apelo atemporal , com uma altura que parece imponente e uma magreza que parece delicada. Como resultado, elas parecem fortes e gentis. Além disso, muitos desses tipos de letra conterão pequenos floreios para quebrar suas homogeneidades, como letras em itálico. O resultado é uma tendência de fonte que mantém os designs elegantes e clássicos , ao mesmo tempo em que consegue surpreender os espectadores com toques de personalidade.



Não obstante, esse tipo de fonte é melhor usado para jornais e livros, embora agora existam muitas outras opções que podem ser aproveitadas, como conceitos de logotipo, postagens criativas em mídias sociais, sites modernos e postagens em blogs.


Esse tipo de fonte é frequentemente escolhido e funciona bem no design de embalagens, pois destaca-se e é fácil de ler. Sua sensação é mais quente e dá um toque pessoal à embalagem.


Elementos de design 3D


O uso de uma técnica 3D está entre as tendências de design gráfico mais envolventes, portanto, esse estilo e o uso de elementos de design tridimensionais e tipografia continuarão evoluindo. O design tridimensional traz uma sensação de realismo ao seu design gráfico.


As ilustrações 3D podem ser usadas para diferentes designs, como sites, aplicativos, pôsteres, logotipos etc. Elas ajudam a tornar a parte visual mais interessante para o espectador e geralmente são combinadas com animações que dão vida aos elementos.


Além disso, a tipografia tridimensional pode adicionar um nível extra de profundidade e dimensionalidade a um design . Agora é possível simular qualquer tipo de letra em 3D, desde fina e poderosa até scripts e serifa.



Retrô: volte aos anos 60, 70 e 80


Se você foi uma criança dos anos 60, 70 ou 80, ficará feliz em saber que o design retrô está vivo e é uma tendência em 2023. Desde seu retorno em 2019, a tendência do design gráfico retrô dominou o espaço do design, surgindo em todos os lugares, desde design industrial, de interiores e gráfico até mídia social e cultura pop. O estilo retrô visa recriar a memória nostálgica do desenho com marcadores.



A simplicidade da arte de linha se presta a um estilo caricatural (como contornos grossos e mangueiras de borracha). Por isso, essa tendência é um ajuste natural para projetos mais alegres. E como esses desenhos são tão mínimos, eles podem lidar com cores ultrabrilhantes sem sobrecarregar o observador. Para aprimorar o efeito retrô, muitos designers combinam essas ilustrações com fontes reminiscentes de bolhas e recursos de design que lembram anúncios de revistas vintage, como bordas ovais e adesivos.


Brutalismo


Esse estilo de design é inspirado no movimento arquitetônico de mesmo nome e compartilha muitas das mesmas características, como ênfase na funcionalidade e simplicidade.


O brutalismo no design gráfico é uma tendência que apresenta fontes modernas grandes e pesadas, visuais futuristas e heterotópicos, esquemas de cores monocromáticas e fotografia com elementos gráficos. É bastante nichada e não será apreciado por todos. Mas se você deseja fazer uma declaração ousada com seu design, esse pode ser o estilo para você.


Este estilo apresenta:

· Exposição de materiais — concreto para arquitetura, HTML padrão e sem estilo para sites

· Esquemas de cores monocromáticas em preto, branco e cinza, geralmente com um único toque de cor.

· Uma ênfase na funcionalidade nua, desprovida de decoração

· Elementos de design modulares e repetidos

· Elementos gráficos como linhas pesadas, designs de fita combinados com embalagens plásticas, pôsteres robustos e folha de alumínio.


Arte gerada por IA


À medida que a arte gerada por IA começa a ocupar seu lugar no mundo do design gráfico, vale a pena dar uma olhada mais de perto no que essa tecnologia é capaz.

Para criar arte de IA, os artistas usam software de inteligência artificial como ferramenta no processo criativo. Isso é feito com um algoritmo que analisa milhares de imagens online para que o software aprenda sobre a criação de arte e replique o processo por trás dela inteligente software de referência como uma ferramenta no processo criativo.


Resumindo


Essas são apenas algumas das muitas tendências do design gráfico que veremos em 2023. O design gráfico tem uma relação estreita com o público em geral, pois serve como uma ferramenta de comunicação de massa para as marcas. E essas tendências oferecem uma saída única para cada público-alvo.


O que você acha dessas tendências de design gráfico em 2023? Você está animado com essas tendências ou não? Comente sua tendência favorita abaixo!

 
 
 

Comments


Ativo 8.png

Bom humor, bom senso, bom gosto.

Em pouco tempo a Pompéia já atendeu clientes dos mais diversos segmentos, mas todos ligados a um fator em comum: resultados além do esperado. Deixe sua marca com a gente. Traga seu case pra Pompeia!

São Paulo/SP
Rua Dr. Miranda de Azevedo, nº 431, Vila Pompeia,
CEP: 05027-000, São Paulo (SP)


Atendimento
+55 11 97283 0096

  • Instagram
  • LinkedIn

Ao utilizar nosso site você concorda com a Política de Privacidade

© 2019 – 2022. Pompeia – Todos os direitos reservados. CNPJ: 42.615.891/0001-30

bottom of page